No dia 21 de agosto, a partir das 14h, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realiza uma pré-seleção inédita na Vila Olímpica da Mangueira, para crianças e adolescentes do Instituto Mangueira do Futuro e comunidades nos arredores do projeto. Na pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.
Podem participar meninas nascidas em 2014 e 2015 (ingresso 1º Ano) e 2007 a 2013 (ingresso em turmas avançadas) e meninos nascidos de 2013 a 2015 (ingresso 1º Ano) e 2007 a 2012 (ingresso em turmas avançadas). As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de agosto diretamente na secretaria da Vila Olímpica da Mangueira.
Os testes
Para os candidatos com experiência em dança, meninas nascidas de 2007 a 2013 e meninos nascidos de 2007 a 2012, a avaliação ocorre por meio de uma aula específica, na qual os profissionais do Bolshoi analisam a habilidade dos participantes em executar exercícios básicos nas barras, no centro e, para as candidatas femininas, no uso de sapatilhas de ponta. Os aprovados nessa fase, são convidados a vivenciar por uma semana a rotina da Escola Bolshoi e concluir os testes na instituição.
Quanto às crianças que ainda não dominam a arte da dança, meninas nascidas em 2014 e 2015 e meninos nascidos de 2013 a 2015, o teste é lúdico, envolvendo atividades como saltar, tocar os pés sem dobrar os joelhos e outros exercícios pertinentes ao desenvolvimento da dança. Através desses movimentos, os avaliadores analisam as habilidades das crianças para assimilarem o Método Vaganova, utilizado no ensino de dança clássica na Escola Bolshoi.
As crianças aprovadas na pré-seleção avançam para a última etapa do processo de admissão, realizada em outubro, na cidade de Joinville/SC, onde disputam uma vaga para o curso de Dança Clássica na Escola Bolshoi, com ingresso no 1º ano da instituição em 2025.
Instituto Mangueira do Futuro
O Instituto Mangueira do Futuro é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2012, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, responsável pela gestão do Centro de Referência Esportiva Mangueira, trabalhando o Esporte Educacional e de Rendimento, tendo como eixo central a democratização do acesso ao esporte e o exercício na formação da cidadania.
Localizado próximo ao Morro de Mangueira, o instituto visa atender o expressivo número de crianças e adolescentes de ambos os sexos, nas diversas faixas etárias, em situação de vulnerabilidade social, oferecendo alternativas de atendimento sócio esportivo-educacional e cultural às crianças e adolescentes da comunidade, como forma de prevenir o risco social que estão permanentemente expostos.


















